Se você está lendo este artigo é porque procura saber o que é VPN, certo? Uma Rede Privada Digital ou, como chamam por aí, VPN, é uma espécie de programa. Ele permite ao usuário ter privacidade quando está navegando. Tudo acontece de forma anônima para preservar a integridade de quem gosta de andar pela net despretensiosamente.
O que é VPN e como ele funciona?
O VPN cria uma rede privada a partir de uma conexão com a internet. Ele vai mascarar o seu IP, o seu endereço digital. Funciona mais ou menos assim: quando você navega pela internet, vai deixando para trás traços do seu acesso. O que fica para trás é o seu endereço IP, que pode ser usado para rastrear os seus acessos.
É isso mesmo, as pessoas podem saber onde você esteve online apenas tendo acesso ao registro que você deixou ao navegar. O VPN mascara o seu endereço IP, de forma que as pessoas não consigam lhe rastrear de forma alguma, mantendo a sua privacidade intacta. Um bom VPN vai estabelecer uma conexão segura e encriptada, e isso é bem mais forte do que a proteção que um Wi-Fi protegido pode oferecer.
Por que você deve usar um servidor VPN?
Convenhamos, todo mundo adora navegar na internet, seja para se divertir ou para fazer compras e depósitos. Mas fazer essas coisas em uma Wi-Fi que você não sabe se é segura pode gerar grandes dores de cabeça, já que os seus dados não vão estar completamente protegidos.
É por causa disso que ter um VPN protegendo você é tão importante. Mas o que é VPN, como ele ajuda? Com ele você vai ter mais tranquilidade na hora de navegar, sabendo que seus dados vão estar seguros e encriptados. Imagine assim, você está esperando por alguém em um bar, e enquanto isso você usa o Wi-Fi para ver o seu e-mail, verificar seu Facebook ou até ver seu saldo bancário. Parece algo comum, não é?
O problema aqui é que se o Wi-Fi não for protegido, qualquer informação que você acessar durante o tempo em que estiver conectado pode acabar vazando para algum lugar, já que ela vai estar inteiramente vulnerável.
Em outro cenário, com o uso de um VPN, você vai encriptar todos os dados e informações do seu acesso, mantendo seu anonimato e protegendo a sua privacidade. Ah, e todo o seu histórico de acesso também fica no anonimato (não precisa mais usar a aba anônima, viu?).
Qual a diferença entre um VPN grátis e um VPN pago?
Agora que você já sabe o que é VPN, que tal aprender como ele funciona de forma prática? Pense em um túnel que leva a sua informação por debaixo do solo, sem que ninguém veja. É mais ou menos assim, e de quebra ele ainda faz parecer como se você estivesse fazendo o acesso de algum outro lugar, e não do seu endereço IP real.
Existem dois tipos de VPN: os gratuitos (ou abertos) e os pagos. Se você comparar os VPN grátis com os pagos, você vai acabar chegando na conclusão de que os VPNs grátis:
- Não oferecem os melhores protocolos de segurança;
- Não oferecem uma banda larga e velocidades de conexão boas;
- Têm um índice de queda bem maior do que os VPNs pagos;
- Não tem muitos servidores espalhados pelo globo, o que limita a proteção oferecida;
- Não oferecem nenhum tipo de suporte exclusivo, deixando você sempre na mão.
Coloque tudo isso na balança e veja se realmente vale a pena utilizar um VPN grátis.
Como escolher o melhor VPN para suas necessidades?
A melhor forma de estar sempre seguro e mantendo sua privacidade intacta ao usar um Wi-Fi público, sem dúvida alguma, é usando um bom VPN. Saber o que é VPN é importante, mas saber como escolher o melhor é ainda mais. Para poder fazer isso de forma prática e fácil, existem algumas perguntas que você deve fazer e responder antes de assinar qualquer tipo de contrato:
1. O serviço respeita sua privacidade?
Todo o ponto de você usar um serviço VPN é proteger sua privacidade, então é bem importante que o serviço a ser contratado faça isso. Procure por um provedor que não guarde as informações de suas atividades na rede.
2. O serviço usa os protocolos mais recentes de proteção?
Os OpenVPN geralmente oferecem um nível de segurança bem mais forte do que outros, como o PPTP.
3. O serviço limita o uso da sua banda?
Dependendo do quanto você usa sua internet, o limite de banda pode acabar sendo um fator importante para você. Certifique-se de escolher um provedor que ofereça tudo que você precisa e, de preferência, que não limite sua banda.
4. Onde o servidor fica instalado?
Se você quer fingir que está usando seu computador diretamente da Austrália, certifique-se de que há um servidor por lá!
5. Você vai poder usar o VPN em diversos aparelhos?
Se você é como a maioria das pessoas, você deve ter pelo menos uns três aparelhos diferentes com acesso a internet. O ideal é que você possa usar o VPN em todos eles ao mesmo tempo, então faça disso uma prioridade!
6. Você deve pagar?
Se você se importa realmente com o preço, provavelmente está pensando que optar por um VPN livre é a melhor opção. Mas vale a pena lembrar que alguns VPN que são livres não têm um custo monetário, porque você acaba pagando-os com suas informações, que depois serão vendidas para empresas de marketing e publicidade.
Agora que você já sabe o que é VPN, e como ele funciona, vale refletir sobre o que é mais importante para você: o valor a ser investido ou a sua segurança e privacidade durante a navegação online?
Tava desconfiando que minha filha estava aprontando algo, então vi na internet o programa do https://brunoespiao.com.br/ e resolvi instalar no celular dela e vi tudo que estava fazendo escondida, agora ela não esconde mais nada o program é muito bom recomendo